marco2018.gif
HOME | ESPORTE | TV | CULINÁRIA | EMPREGO | GALERIA DE FOTOS | NOTÍCIAS | VÍDEOS | CONTATO

NOTÍCIAS
Tempo instável – Defesa Civil alerta para novas pancadas de chuva em Itabira e recomenda cuidados - 19/10/2018 às 18:13:11

Nas últimas 48 horas, o volume pluviométrico chegou a 57 milímetros em Itabira. Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), órgão da Prefeitura de Itabira, a chuva dessa quinta (18) e sexta-feira (19) provocou ocorrências de deslizamentos de muro de contenção e destelhamento nos bairros Gabiroba e Santa Marta, além de alagamentos no Major Lage e Madre Maria de Jesus. Ninguém se feriu.

A Defesa Civil alerta que há previsão de chuva forte com descargas elétricas para o fim de semana. Isso ocorre por causa da atuação de áreas de instabilidade atmosférica, com a passagem de uma frente fria no litoral do Sudeste brasileiro.

O volume de chuva pode ser acompanhado na Internet pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O serviço on-line informa a medição de seis pluviômetros instalados em Itabira (Nossa Senhora das Oliveiras, Pedreira, João XXIII, Gabiroba, Ipoema e Senhora do Carmo).

Deslizamentos

Emília Maria Rosa, servidora do Comdec, cita que os deslizamentos de terra estão entre as principais ocorrências registradas na cidade durante o período chuvoso. Ela adverte moradores a evitarem cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno; cobrir barrancos com lonas; escoar a água para fora das encostas e não jogar lixo nesses locais. Ainda, ela recomenda moradores a não plantarem bananeiras nos morros, uma vez que as plantas acumulam muita água no solo.

A servidora também aponta os sinais de que pode ocorrer um deslizamento, a exemplo de postes e muros com uma inclinação anormal, além de rachaduras, trincas ou “barrigas” nas paredes. “Nessas situações é preciso sair do local e acionar a Defesa Civil”, enfatiza.

Entre outras orientações, Emília também cita: verificar se as telhas estão bem afixadas; verificar o madeiramento de apoio do telhado; não se abrigar debaixo de árvores; desligar a energia elétrica durante tempestades; e estar alerta para situações de inundação e deixar o local se isso ocorrer.

A Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199. A seção em Itabira também atende nos telefones 3839-2147 e 3839-2391 (plantão).

Plano de ações

É uma premissa do Comdec assistir à população afetada e evitar prejuízos. Durante todo o ano um planejamento é executado a fim de evitar ocorrências e tragédias. Segundo Emília Rosa, áreas críticas são monitoradas e os moradores conscientizados. “Mesmo no período seco, observamos se há irregularidades e situações de risco”, salientou.


dengue

xerox

dengue
marco2018
E-mail: contato@informeitabira.com.br



© Informe Itabira 2018. Todos os direitos reservados. Webmail