marco2018.gif
HOME | ESPORTE | TV | CULINÁRIA | EMPREGO | GALERIA DE FOTOS | NOTÍCIAS | VÍDEOS | CONTATO

NOTÍCIAS
Pólio e Sarampo – 40% das crianças ainda não se vacinaram - 23/08/2018 às 23:47:51

A oito dias do fim da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, 40% das crianças ainda não foram vacinadas. Balanço preliminar da Secretaria Municipal mostra que, até a manhã de hoje (22/08), haviam sido imunizadas 3.521 (61,05%) crianças contra a poliomielite e 3.519 (59,02%) contra o sarampo.

Conforme nota emitida pelo Ministério da Saúde, “o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Por isso é fundamental a manutenção das elevadas coberturas vacinais, acima de 95%, em todos os municípios para evitar a reintrodução da doença no território nacional”. Para alcançar esta meta, Itabira deve vacinar pouco mais de 5.500 crianças.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta alerta os pais que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país. Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de até cinco anos que já tomaram alguma dose das vacinas poderão ser imunizadas com a vacina tríplice viral. No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose na vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já as crianças menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina, receberão apenas a gotinha (Vacina Oral Poliomielite).

Lamentavelmente, muitos pais ou responsáveis por crianças menores se descuidam da vacinação quando a doença é considerada erradicada. É como se o perigo não existisse mais. Porém, se não vacinar, inevitavelmente, a doença volta a se tornar um risco. Estamos vivenciando esta situação com o sarampo. Diversos estados brasileiros estão registrando casos de sarampo. Isso só está acontecendo porque existem pessoas que não estão imunizadas”, explica.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começou no dia 6 e seguirá até o dia 31 de agosto em todas as unidades de PSF, além da Policlínica, mas as vacinas estão disponíveis nos PSFs o ano todo


dengue

xerox

dengue
marco2018
E-mail: contato@informeitabira.com.br



© Informe Itabira 2018. Todos os direitos reservados. Webmail