prefeitura
HOME | ESPORTE | TV | CULINÁRIA | EMPREGO | GALERIA DE FOTOS | NOTÍCIAS | VÍDEOS | CONTATO

NOTÍCIAS
Prefeitura anuncia mais vagas e funcionamento das creches nas férias de julho - 28/06/2017 às 12:02:51

O tradicional recesso escolar do mês de julho não chegará às creches este ano. A Prefeitura de Itabira definiu a mudança e anunciou o programa de ampliação de vagas até o final do ano.

De acordo com José Gonçalves Moreira, secretário municipal de Educação (SME), atendendo à determinação do prefeito Ronaldo Magalhães, as 16 creches municipais irão funcionar todo o mês de julho. “As creches acompanhavam o calendário escolar do município. No entanto, as monitoras não são professoras e não têm direito ao recesso escolar de julho. Elas tiram férias uma vez por ano igual a qualquer trabalhador. Esse recesso é previsto para  o professorado”, declarou. Ainda segundo ele, também foram extintas as reuniões que aconteciam nas sextas-feiras – duas no mês – em que as crianças eram dispensadas mais cedo. “Agora é uma reunião por mês. Então, essas mudanças trouxeram mais conforto e tranquilidade para os pais, já que ganharam mais duas semanas de creche por assim dizer”.

Com relação às despesas, José Gonçalves afirmou que a medida não onera a Prefeitura. “Não aumenta em nada. O gasto é praticamente o mesmo, primeiro porque o Município tinha que pagar os trabalhadores o mês inteiro, já que eles iam para as creches normalmente, a diferença é que as crianças não iam. O que vai aumentar, se é que vai aumentar, é o consumo de merenda. Mas, ao mesmo tempo, todas as escolas estarão fechadas. Então, o gasto é ínfimo, pois o aumento da despesa com merenda escolar é muito pequeno, principalmente em relação ao ganho da população com essa medida”.

Além da extinção do recesso de julho, o secretário anunciou também a ampliação do número de vagas em todas as creches de Itabira. A creche Madre Maria de Jesus II, no bairro Boa Esperança, abrirá 11 vagas, além das 25 que tem atualmente. Em seguida, a creche Maria de Nazaré, no Nova Vista, poderá receber mais 40 crianças, além das 44 que já são assistidas pela SME. A ampliação, segundo o secretário, só é possível porque os espaços estão sendo modificados. “Não estamos aumentando o número de creches e sim o número de vagas. Estamos readequando os espaços e isso não é mágica, é arquitetura. A partir do momento que você reaproveita o espaço, cria condições para receber mais crianças”. José Gonçalves afirmou ainda, que até o final do ano, o número de vagas será ampliado em todas as creches. “Já estamos fazendo o levantamento das outras e até o final do ano todas receberão mais crianças. O trabalho de ampliação de vagas é incessante, estamos apenas começando


dengue

xerox

dengue
prefeitura
E-mail: contato@informeitabira.com.br



© Informe Itabira 2017. Todos os direitos reservados. Webmail