marco2018.gif
HOME | ESPORTE | TV | CULINÁRIA | EMPREGO | GALERIA DE FOTOS | NOTÍCIAS | VÍDEOS | CONTATO

CULINÁRIA
Mistérios da carne: churrasco perfeito requer mais que acender o fogo e providenciar espetos - 01/05/2018 às 10:26:41

Brasileiro bom de garfo não dispensa churrasco – que já tem até data especial no calendário (24 de abril). Para impressionar a turma ou a família, muitos assumem o comando dos espetos, mas fato é que nem todos dominam a arte de selecionar e preparar a carne para os encontros –costumeiramente regados a cerveja gelada e caipirinha.

Para os que pensam que basta jogar sal grosso, espetar os cortes e colocar sobre a brasa entre um papo e um gole, a hora da verdade chegou: armazenar o produto corretamente, acertar a mão no tempero e tirar do fogo no tempo certo fazem toda a diferença.

Gastrônomo especializado em carnes e consultor do Restaurante Porcão, em Belo Horizonte, Sandro Massa diz que o churrasco perfeito precisa cumprir ao menos duas etapas fundamentais: a escolha do corte e o preparo. “Costumo dizer que existem oito fatores a serem levados em conta: a genética do boi, como ele vive, se alimenta, como é sacrificado, o armazenamento da carne, o corte correto, o tempero e a temperatura”, enumera o profissional.

Uma das regras mais fáceis de serem aprendidas e também mais eficazes diz respeito ao corte da peça. Independentemente da carne escolhida, o padrão é o mesmo: contra as fibras, para facilitar a mastigação. Para a temperatura da grelha, atenção extra. Cortes tipo steak (mais altos) devem ser assados em fogo altíssimo, entre 350 e 400 graus. Carnes mais firmes, como a costela bovina, devem ser preparadas lentamente, em fogo médio, por períodos de 6 a 8 horas. 

“O objetivo das temperaturas mais altas é selar a carne, ou seja, promover um choque térmico, que fará com que as fibras se contraiam, impedindo o suco de vazar e, portanto, garantindo mais suculência ao corte”, detalha Sandro Massa, que neste fim de semana ministra a terceira edição do curso Churrasco Perfeito do Porcão, em parceria com o Promove Cursos. 

Quem quiser virar expert no assunto já pode anotar na agenda a data do próximo encontro: 26 e 27 de maio. Inscrições em promove.com.br/churrasco.

Além de dicas profissionais para formar exímios churrasqueiros, o curso dará direito a um rodízio do Porcão, momento em que os participantes terão a oportunidade de experimentar os melhores cortes e preparos e ainda tirar dúvidas.


dengue

xerox

dengue
marco2018
E-mail: contato@informeitabira.com.br



© Informe Itabira 2018. Todos os direitos reservados. Webmail